Auto-descarga:
Denomina-se auto-descarga de uma bateria a descarga que se processa sem que a mesma esteja ligada alimentando algum consumidor ou esteja em estoque.
Baterias úmidas que contêm pouco ou nenhum antimônio na liga da grade tem uma auto-descarga menor que baterias convencionais.
O gráfico representa um período estendido de tempo sem as recarregar, resultando em desempenho e vida reduzidas.
Como veremos no gráfico adiante, se temos uma temperatura de armazenagem de 23 °C a bateria levará 6 meses para necessitar ser recarregada, ao passo que a 33 °C a bateria em 3 meses já está necessitando de recarga.
Acima de 33 °C um aumento de aproximadamente 8 °C na temperatura dobra a taxa de descarga da bateria, As baterias deveriam ser recarregadas quando a voltagem de circuito aberto estiver abaixo de 12.4 V. Efeito da Temperatura de Armazenamento em Baterias com ligas Baixo teores de antimônio ou cálcio.
Gráfico de auto-descarga nas baterias

Note que na figura a densidade específica completamente carregada é de 1.265 e uma voltagem de circuito de aberto de 12,65 V à 27° C.
Podemos utilizar uma densidade especifica 1.260 ± 0,005 g/cm3 neste caso teremos uma voltagem de circuito aberto completamente carregada de 12,65 V a 27 ° C.
Algumas fábricas usam densidades específicas completamente carregadas mais altas (1.280). Ao contrário do que se parece, quando a densidade é mais aiía, a bateria se descarrega aproximadamente no mesmo período, pois a auto descarga se acelera conforme a densidade aumenta.
Há dois tipos de auto-descarga a NORMAL e a ACELERADA
Auto-descarga normal:
Este processo ocorre lentamente e não constituo em defeito, seu valor situa-se em tomo de 20% da capacidade nominal em regime normal de armazenamento durante 30 dias de repouso. Em temperatura a 27°C a perda situa-se em 0,0007 pontos por dia.
Auto-descarga acelerada:
Este processo acelerado ocorre quando a mesma ultrapassa o valor especificado na auto-descarga normal, tem como causas:
- Umidecimento das partes externas da bateria por ocasião da colocação do eletrólito ou durante seu manuseio.
- Durante o processo de carga, devido ao desprendimento de gases o qual arrasta partículas de ácido sulfúrico do eletrólito para a parte externa da bateria.
- Quando a bateria apresenta vazamento interno nos vasos.
- Na contaminação do eletrólito por materiais orgânicos.