CUIDADO, RODAR POUCO ESTRAGA O MOTOR!

Especialistas explicam o que acontece quando você sai pouco com o seu carro, ou costuma rodar só por alguns quilômetros por perto de casa.

por LUCIANA MATTIUSSI| GUILHERME SILVEIRA (EDIÇÃO).

A dica neste caso é ligar o carro com certa frequência; mas é preciso mantê-lo ligado por um bom tempo. “Não adianta deixar só dois ou três minutinhos ligado, pois isso só piora o problema, entrando na questão de não aquecer direito”, lembra Sumioshi. E, quando for colocar o motor para funcionar, não se esqueça de verificar se algum fluido vazou. Caso tenha ocorrido vazamento, o ideal é consultar o mecânico. Não havendo vazamentos, é importante ter alguns cuidados ao ligar o motor. O lubrificante estará praticamente todo decantado no cárter. A sugestão, nesse caso, é acionar o motor de partida sem que o veículo funcione –, isso faz com que o óleo seja bombeado para todas as partes do motor. Nunca se deve acelerar fundo nessa situação, nem sair forçando o motor.
Agora, se o seu problema é utilizar o carro pouquíssimos quilômetros por dia, o professor da FEI recomenda tentar fazer percursos mais longos. Ou, então, deixar o carro em casa quando for apenas até a padaria próxima de casa, por exemplo.
Sumioshi recomenda ainda abastecer com gasolina aditivada e usar produtos específicos para a limpeza do motor. “O aditivo da gasolina ajuda a reduzir a carbonização e a limpar a tubulação e os injetores. Para que o combustível aditivado cumpra esse papel, dê preferência para grandes distribuidoras e marcas conhecidas. Esses produtos que misturam na gasolina para a limpeza do motor também são eficientes”, afirma. Levar o carro ao mecânico para uma limpeza profissional também é uma das recomendações do especialista.